segunda-feira, 1 de abril de 2013

UNESCO aceita candidatura do cante alentejano


A UNESCO aprovou a candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, esta semana, em Paris. Nos próximos meses, a organização internacional vai avaliar a proposta que poderá ditar o futuro das vozes típicas do Alentejo.

O antropólogo Paulo Lima, membro da comissão científica da candidatura, contou à agência Lusa que este é “um momento de alegria” que marca a formalização, “não da fase final, mas do passo zero” para a potencial inscrição do cante alentejano na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Apesar de a decisão da UNESCO ser revelada apenas durante o mês de Dezembro de 2014, o responsável está confiante em relação ao parecer. Paulo Lima acredita que a candidatura será aprovada, tendo em conta que este já é “um património do homem e do mundo”.

O responsável defende que o cante alentejano “é uma expressão tão rica, forte, intensa e tão vivida que tem todas as condições, intrínsecas e extrínsecas”, para obter o “selo institucional” da UNESCO.

Sem comentários: