quinta-feira, 4 de abril de 2013

Proprietário da Livraria Lello admite cobrar entradas

O proprietário da Livraria Lello admitiu hoje a possibilidade de vir a cobrar entrada aos milhares de visitantes para "pagar o desgaste" do espaço, contribuindo já com dois euros os turistas organizados em grupos, recebendo um marcador de livros.

O jornalista Filipe Santos Costa conta que tentou ir à Livraria Lello e que lhe quiseram cobrar um bilhete à entrada de dois euros, denunciando que a cobrança lhe parece "manifestamente ilegal" já que "o estabelecimento não tem à entrada a reserva do direito de admissão e não exibe qualquer licença para cobrar bilhetes".

Em declarações à agência Lusa à porta da Livraria Lello, Antero Braga garantiu que pessoas sozinhas não pagam para entrar, sendo o pagamento de dois euros apenas para grupos de turistas organizados, que "recebem um marcador como recordação da empresa, ao preço de custo deles".

O proprietário disse ser "muito provável" que um dia passe a estender o pagamento ao público em geral porque "a cultura não pode ser sinónimo de pobreza".

"Antes uma casa que cobra à entrada que uma casa fechada, o que não é o caso. É um estudo que tem que se pensar porque alguém tem que pagar o desgaste desta casa", explicou.

Contactado pela agência Lusa, Filipe Santos Costa garante não ser "verdade que só cobra a grupos organizados" porque lhe tentaram cobrar quando estava apenas acompanhado pela mulher e pelo filho", como relata no blogue Elevador da Bica.

Sem comentários: