domingo, 7 de abril de 2013

Almada Negreiros nasceu há 120 anos

O aniversário dos 120 anos do nascimento de Almada Negreiros (1893-1970) é hoje assinalado, em Lisboa, com o lançamento do programa de comemorações e a inauguração de uma exposição inspirada no artista multifacetado.

O programa será apresentado na Galeria de Arte Urbana, às 18:00, pela Comissão das Comemorações dos 120 anos de Almada Negreiros, criada pela Câmara Municipal de Lisboa, em colaboração com várias entidades.

Na Galeria, situada na Calçada da Glória, será inaugurada a exposição "Almada por se7e" artistas urbanos.

A galeria lançou o desafio a sete artistas - Fidel Évora, João Samina, Mário Belém, Miguel Januário, Pantónio, Pedro Batista e Tamara Alves - para reinterpretarem algumas peças e temas emblemáticos daquele autor, nascido há 120 anos em São Tomé, e falecido em Lisboa em 1970.

A inauguração da exposição é o ponto de partida para a vasta programação que inclui tertúlias, documentários, exposições, um colóquio internacional, espetáculos, edições sobre o artista e reedições da obra do autor do "Manifesto Anti-Dantas", "para lançar um novo olhar sobre o seu legado", segundo a organização.

Sem comentários: