terça-feira, 30 de abril de 2013

HOJE: Palestra do poeta Gastão Cruz …


Esta noite, pelas 20 h. o Instituto Português de Cultura apresenta, no Cantinho da Cultura do Centro Português o poeta, crítico literário, tradutor e encenador Gastao Cruz. A palestra leva por título: Depois de Fernando Pessoa, a poesia portuguesa nas décadas de 40, 50 e 60.

Como poeta, o seu nome aparece inicialmente ligado à publicação colectiva Poesia 61 (que reuniu Gastão Cruz, Casimiro de Brito, Fiama Hasse Pais Brandão, Luiza Neto Jorge e Maria Teresa Horta), uma das principais contribuições para a renovação da linguagem poética portuguesa na década de 60. Como crítico literário, coordenou a revista Outubro e colaborou em vários jornais e revistas ao longo dos anos sessenta - Seara Nova, O Tempo e o Modo ou Os Cadernos do Meio-Dia (publicados sob a direcção de Casimiro de Brito e António Ramos Rosa). Essa colaboração foi reunida em volume, com o título A Poesia Portuguesa Hoje (1973), livro que permanece hoje como uma referência para o estudo da poesia portuguesa da década de sessenta.

Em 2004, com a obra Rua de Portugal recebeu o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores. Cinco anos mais tarde, com A Moeda do Tempo conquistou o Prémio Correntes d'Escritas. Gastão Cruz acaba de estar na FilBo2013 (Portugal foi o Convidado de Honra da feira), junto com um grupo de autores portugueses.
 

Sem comentários: