sábado, 27 de abril de 2013

Programa Cinema Português em Movimento vai levar filmes a 51 localidades

O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, anunciou hoje no Parlamento, em Lisboa, que o programa Cinema Português em Movimento vai exibir filmes em 51 localidades do país com carência de oferta cinematográfica entre Junho e Setembro de 2013.

O programa foi anunciado na Assembleia da República, durante uma audição da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura. O secretário de Estado referiu que o programa é lançado numa altura em que o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) comemora 40 anos, e que apesar de não estarem previstas celebrações oficiais, será lançado um programa para “promover o cinema português junto das populações que vivem fora dos grandes centros urbanos, ou que habitam em regiões desfavorecidas de oferta cinematográfica”.

De acordo com a tutela, entre Junho e Setembro deste ano, o programa Cinema Português em Movimento vai decorrer em 51 localidades escolhidas entre os 95 concelhos “que entre 2004 e 2012 registaram menos de 500 espectadores não tendo tido nenhuma exibição comercial de filmes portugueses nos últimos nove anos”. Serão projectados apenas filmes portugueses apoiados pelo ICA e que estão fora do circuito comercial, e, segundo Barreto Xavier, serão as câmaras a escolher os filmes.

Sem comentários: