quarta-feira, 10 de abril de 2013

João Canijo irá a pé a Fátima para filmar, João Botelho atira-se aos Maias

Os resultados do concurso de apoio à produção de 2011 foram homologados há cerca de um mês pela Secretaria de Estado da Cultura. Botelho, que fará Os Maias - (Alguns) episódios da vida romântica, diz que começa a filmar em Outubro, Já Canijo irá a pé até Fátima quando vir o seu contrato assinado com a tutela. São as escolhas do júri de um concurso aberto há dois anos que agora foram homologadas, disse à Lusa fonte do Instituto do Cinema e Audiovisual.

O filme de Botelho tem mais uma vez como ponto de partida um texto literário ou um desejo de intervenção sobre uma ideia de Portugal - como Conversa Acabada (Mário Sá Carneiro), A Corte do Norte, de Agustina Bessa-Luís, Quem és Tu? (adaptação do Frei Luís de Sousa) ou Filme do Desassossego (Fernando Pessoa). “Se eles escrevem melhor do que eu porque é que eu hei-de escrever? Gosto da relação do cinema com a literatura, que é uma das mil maneiras de fazer cinema”, explicou ao PÚBLICO o realizador

Com a adaptação de Os Maias, de Eça de Queirós, Botelho pretende “continuar a prestar um serviço público”: “A situação em Portugal é tão precária que me interessa pegar em textos fortes que dizem respeito a todos nós e afirmá-los. Há milhares de maneiras de fazer filmes, podem-se fazer filmes sem uma única palavra. Quando é um luxo fazer filmes neste país devem-se afirmar coisas que são importantes na nossa vida”, justifica.



Sem comentários: