sábado, 27 de abril de 2013

Jerónimo Pizarro vence Prémio Eduardo Lourenço


O comissário da presença portuguesa na Feira Internacional do Livro de Bogotá tem sido "um incansável investigador, trabalhador e divulgador de Portugal na Colômbia" e "da cultura de Portugal no espaço ibero-americano".
Enquanto o poeta Gastão Cruz e a escritora Inês Pedrosa falavam na Universidade de los Andes, em Bogotá, na Colômbia, sobre a sua vida e a sua obra, o comissário da representação portuguesa na Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBO), o académico e investigador Jerónimo Pizarro estranhamente saía da sala para atender telefonemas. No final da sessão foi resolvido o mistério: o especialista em Fernando Pessoa, colombiano com nacionalidade portuguesa, estava a receber telefonemas de Portugal a anunciar-lhe que lhe tinha sido atribuído o Prémio Eduardo Lourenço, que está na nona edição, tem o valor de 10 mil euros e é atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).

A sessão de entrega do prémio terá lugar no dia 7 de Junho, na Guarda, inserido nas comemorações dos 90 anos de Eduardo Lourenço e no âmbito de uma conferência sobre "Portugal e o seu Destino". O Prémio Eduardo Lourenço teve a sua primeira edição em 2004 e já distinguiu Maria Helena da Rocha Pereira, catedrática jubilada da Universidade de Coimbra na área da Cultura Greco-Latina, o jornalista espanhol Agustín Remesal, a pianista Maria João Pires, o poeta espanhol Ángel Campos Pámpano, o penalista Jorge Figueiredo Dias, os escritores César António Molina e Mia Couto, e o teólogo José María Martín Patino.

Nota: O Instituto Português de Cultura regista, com  enorme entusiasmo, a atribuição deste prémio ao pessoano Jerónimo Pizarro, e felicita o homenageado pela conquista merecidíssima deste prestigiado galardão.
Recorda, também, que Jerónimo Pizarro esteve em Caracas a convite do IPC, em Novembro de 2010, precisamente com ocasião do aniversário da nossa Fundação.


Público.   

Sem comentários: