quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Universidades portuguesas perdem posições num dos rankings mais prestigiados a nível mundial


As universidades portuguesas desceram no ranking da Times Higher Education, um dos mais prestigiados a nível mundial e que continua a ser liderado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia.
De acordo com o ranking de 2012, que acaba de ser divulgado, Portugal passou a ter só três instituições entre as melhores 400 (em 2011 tinha quatro) e as universidades de Aveiro e do Porto caíram do grupo das 301-350 classificadas para o das 351-400. Coimbra e a Nova de Lisboa saltaram para fora da lista, para o qual entrou a do Minho, que participou pela primeira vez neste processo de avaliação.

Analisando os indicadores parciais que servem de base à definição do ranking global, verifica-se que Aveiro e o Porto - as únicas instituições em que é possível fazer uma comparação face ao ano anterior - tiveram uma melhor pontuação ao nível da qualidade do ensino, investigação, número de citações de trabalhos científicos, relação com as empresas e internacionalização. No entanto foram ultrapassadas por instituições de outros países, que melhoraram mais.

Sem comentários: