terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ruy de Carvalho recebe Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique


O actor Ruy de Carvalho, 85 anos, é agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República, nesta terça-feira, às 12h, no palácio de Belém, em Lisboa.
O actor está a celebrar 70 anos de carreira artística e, no ano passado, quando a actriz Eunice Muñoz fez 70 anos de teatro, também Aníbal Cavaco Silva lhe atribuiu igual condecoração.

Presença regular nos elencos das telenovelas e seriados televisivos nacionais, Ruy de Carvalho estreou-se, como amador, em 1942, no Grupo da Mocidade Portuguesa, com a peça “O Jogo para o Natal de Cristo”, encenada por Francisco Ribeiro, conhecido como Ribeirinho.

Frequentou em seguida o Conservatório Nacional. Em 1947, pisou pela primeira vez o palco do Nacional D.ª Maria II, em Lisboa, integrando o elenco da companhia Rey-Colaço/Robles Monteiro.

Passou depois pelo Teatro Avenida, em Lisboa, pela companhia Rafael Oliveira e pelo Teatro Monumental, onde contracenou com Laura Alves, pelo Teatro do Povo e, em 1961, integrou o Teatro Moderno de Lisboa, com sede no Cine-Teatro Império.

Antes, em 1957, o actor protagonizou a primeira peça apresentada na televisão, em Portugal, o “Monólogo do vaqueiro”, de Gil Vicente, quando da criação da RTP.


Sem comentários: