segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Paula Rego "desolada" com extinção da sua fundação em Cascais


"Estou desolada com tantas promessas quebradas." Paula Rego reage assim à proposta de extinção da fundação com o seu nome, mostrando desagrado com o Governo. A pintora questiona a decisão tomada esta semana pelo facto de pôr em causa todo o trabalho que, ao longo dos últimos anos, permitiu criar o Museu Casa das Histórias, em Cascais.

A artista diz ter recebido "com grande surpresa" a notícia. "Que tristeza. Depois de tanto trabalho, depois de termos um edifício maravilhoso, com um espaço amplo e arejado", lamenta, num curto depoimento enviado ao PÚBLICO. Paula Rego deixa elogios à "directora admirável" do museu e a "uma equipa que trabalha com dedicação e sensibilidade e com imaginação na ponta dos dedos", para deixar clara a sua mágoa com a decisão do executivo liderado por Pedro Passos Coelho.

A Fundação Paula Rego gere o Museu Casa das Histórias em Cascais, onde se reúnem mais de 700 obras da pintora e do seu marido, Victor Willing, que morreu em 1988: mais de 530 gravuras e desenhos da pintora, por ela doados, e cerca de 200 estudos preparatórios e esboços da artista, bem como 15 óleos de Willing e 52 pinturas de Rego, algumas delas emblemáticas, cedidos a título de empréstimo.

Sem comentários: