sábado, 13 de outubro de 2012

Dorindo Carvalho: A propósito de “50 anos, 3 Continentes”...


A exposição “50 anos, 3 continentes”, que conta com a curadoria de Carlos Cabral Nunes, está organizada cronologicamente. Nas salas da cave da galeria estão as obras mais antigas e nas salas superiores as mais recentes, é aí que encontramos um conjunto de pinturas bastante recentes baptizadas de “Os Meus Mestres”. Estas obras já estiveram expostas no Museu da Água, em Lisboa. Esta colectânea é uma homenagem a alguns pintores que Dorindo tem como influências, mas como o próprio garante são mais homenagens do que inspirações. “Dizem-me que em certa época tive influência de Francis Bacon, mas eu não gosto de ver as coisas assim. Não se trata de copiar, mas e se fosse copiar qual era o problema? Já Picasso dizia ‘copiar os outros é bom, copiar-se a si próprio é mau’, portanto não acho nada que me tenha inspirado nestes artistas. O que as pessoas vêem são homenagens aos pintores, o resto é uma composição de formas gráficas.” Dorindo Carvalho admite ainda que foram estas as obras que mais o marcaram e que estão expostas na Perve Galeria, “não só pela ideia mas pela forma como está composta”


Sem comentários: