sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Maria Teresa Horta vence Prémio Máxima de Literatura... por segunda vez!


A escritora Maria Teresa Horta foi distinguida com o Prémio Máxima de Literatura, com a obra As Luzes de Leonor, publicada pela Dom Quixote em 2011 e que já tinha vencido, este ano, o Prémio Dom Dinis.
Esta é a segunda vez que Maria Teresa Horta é distinguida no âmbito dos Prémios Máxima, depois de em 2010, ter sido escolhida para o Prémio Máxima Vida Literária com a sua Poesia Reunida.

As Luzes de Leonor é inspirado na sua antepassada Leonor de Almeida Portugal, a 4.ª Marquesa de Alorna. O livro vai já na quinta edição e valeu a Maria Teresa Horta o Prémio Dom Dinis deste ano, que esta recusou receber das mãos do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

A escritora disse ao PÚBLICO que está muito satisfeita com este prémio: "É um reconhecimento de qualidade por parte do júri. Na escrita deste livro, dei muito de mim e da minha vida: ao tema, à Leonor e a trazer ao de cima esta personagem histórica".

Esta semana, Maria Teresa Horta foi nomeada finalista para o Prémio Pen e para o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE), com a mesma obra. Depois de cerca de 14 anos a pesquisar e a escrever este livro, a escritora confessa: “É um trabalho de regozijo e júbilo, deu-me muito prazer escrevê-lo”.

Sem comentários: