terça-feira, 2 de outubro de 2012

Portuguesa vence festival mundial de estátuas vivas

Uma portuguesa foi a grande vencedora do VIII Festival Mundial de Estátuas Vivas, que decorreu este fim-de-semana em Arnhem, na Holanda. Helena Reis sagrou-se campeã do mundo entre 150 estátuas provenientes de vários países que competiram em três categorias: amadores, profissionais e crianças.

Helena Reis conquistou o prémio, no valor de dois mil euros, graças a uma figura intitulada "Becoming", uma estátua viva que mostra uma mulher nua que parece estar a ser esculpida num bloco de pedra. Com a sua performance, a portuguesa deixou para trás os concorrentes que chegaram à fase final do concurso, originários da Bélgica, Roménia, Honduras e Ucrânica, além da estátua vencedora anfitriã, da Holanda. 

Helena Reis, natural do Porto, descreve a figura que representou como "um ser humano, esculpido, nu", que se "funde" com a rocha. "Uma metade presa e uma metade inevitavelmente livre. Pois no cerne da pedra adivinham-se pulsações, as esperanças respiram e a imobilidade da escultura que invoca o movimento que irá dar sentido à obra", escreveu na sua página do Facebook, onde deu a conhecer as fotografias da performance.


Sem comentários: