domingo, 28 de outubro de 2012

António Lobo Antunes é o convidado do Escritaria 2012


Uma instalação tridimensional, uma estante gigante na avenida principal, vídeos, palavras nos bancos dos jardins, objectos testemunhais em montras, aerogramas, crónicas, “post-its” em edifícios... Estas são algumas das expressões do Escritaria, o festival literário que é mais do que isso, e que foi lançado em 2008 em Penafiel, para homenagear grandes figuras das Letras da lusofonia.

O convidado e homenageado deste ano é António Lobo Antunes (n. Lisboa, 1942), cuja obra vai estar expressamente “em cena”, entre esta sexta-feira e o próximo domingo, naquela cidade do Douro Litoral.

O próprio escritor é aguardado este fim-de-semana em Penafiel, onde sexta à tarde (15h00, no Museu Municipal) participará numa conferência e responderá às questões dos interessados. Meia hora antes, é inaugurada a exposição de arte pública na Praça do Município. À noite (21h00, de novo no Museu), decorre o lançamento do seu último livro, “Não É Meia Noite Quem Quer”, com apresentação de Ana Paula Arnaut. Na tarde de sábado (Museu, 15h00), a vida e obra do autor de “Memória de Elefante” será tema de nova conferência, com a participação de vários convidados, entre os quais a professora e crítica literária Maria Alzira Seixo (Universidade de Lisboa).

Sem comentários: