segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Instituto da Língua Portuguesa com “carências económicas muito fortes


“O IILP é financiado por uma base proporcional de contribuições estatutárias por parte dos países membros. Há países que contribuem mais e países que contribuem menos e há países que nunca contribuíram. Os estados-membros têm uma dívida para com o IILP que neste momento suplanta já dois anos de orçamento”, disse Gilvan Muller de Oliveira.

Em declarações à agência Lusa, o responsável acrescentou que “este ano apenas dois dos oito países membros depositaram as suas contribuições obrigatórias” para o IILP, com sede em Cabo Verde.

O presidente do IILP falava à margem da apresentação do Portal do Professor, que dará apoio aos docentes de português em todo o mundo, e dos trabalhos de execução do Vocabulário Ortográfico Comum, que deverá estar concluído em 2014, cerimónia que decorreu na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa.

A solução para “as dificuldades” do instituto tem sido a realização de “parcerias fortes”, obtendo assim recursos financeiros e humanos, porque “o IILP não tem equipas técnicas, não tem recursos para pagar profissionais”.

Sem comentários: