segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Atelier de Coimbra tem três conjuntos de capas de livros na lista das melhores do mundo


A distinção foi atribuída pelo American Institute of Graphic Arts no concurso 50 Books/50 Covers: Celebrating Book Design.
Em 2009, João Bicker já tinha sido distinguido com o Prémio Nacional de Design - uma distinção que esteve interrompida oito anos (e está de novo há dois) e teve por isso um lado excepcional. Antes e depois houve outras distinções. Agora o designer soube que o seu atelier Ferrand, Bicker & Associados (FBA), em Coimbra, desenhou três das 50 melhores capas de livros do mundo. São escolhas da associação profissional de design, o AIGA (American Institute of Graphic Arts), no concurso 50 Books/50 Covers: Celebrating Book Design, criado como forma de celebrar o desempenho no desenho editorial.

Fundado há quase 100 anos, o AIGA apresenta-se como uma associação pensada para reconhecer a excelência no design. Neste, como noutros concursos, avalia a qualidade visual mas também a eficácia. E é isso que torna a distinção ainda mais apelativa para este atelier de Coimbra habituado a trabalhar em livros de "colecções comerciais pensadas pera o mercado", diz João Bicker.

Sem comentários: