sábado, 6 de outubro de 2012

2012 foi "ano zero" para a produção de cinema português

A nova Lei do Cinema "não é perfeita", mas poderá ajudar a fazer com que o ano de 2013 não seja mais um "ano zero" para o setor, disse hoje o produtor Luís Urbano.
"A nossa expetativa é de que a nova lei tenha todos os mecanismos regulamentados a tempo de tentarmos que o ano de 2013 não seja igual ao de 2012, isto é, zero de apoio a produções", afirmou o produtor de Manoel de Oliveira, em conferência de imprensa, no Rio de Janeiro.
Luís Urbano integra a delegação de produtores e realizadores portugueses que se encontram no Brasil para participar no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, que este ano homenageia o cinema português, no âmbito das celebrações do Ano de Portugal no Brasil.
O produtor, que representa o filme "Tabu", de Miguel Gomes, recordou que o que está a ser mostrado no certame é o resultado de um processo de captação realizado nos últimos três anos, e que a ausência de editais de audiovisual este ano, para a abertura de concursos de apoio à produção, coloca em risco a própria sobrevivência do cinema português.

Sem comentários: