sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Pedro Costa recebe hoje prémio carreira no Cineuropa


O realizador Pedro Costa recebe esta sexta-feira o prémio de carreira no Festival de Cinema Cineuropa, em Santiago de Compostela, anunciou quinta-feira a produtora espanhola Optec.

Apelidando-o de "iconoclasta", o festival descreve Costa como um realizador que regista “a natureza humana sem rede e autenticidade nua”, destacando filmes como Ossos (1997) e Quarto da Vanda (2000).

“A sua cosmogonia do bairro lisboeta das Fontaínhas é um desses territórios que estão já ao nível dos espaços conquistados de forma seminal para a arte do nosso tempo, como sucede com Faulkner e Ford”, sublinhou a organização do festival.

Na programação da 26.ª edição do Cineuropa consta a exibição do filme Centro Histórico
com a realização de Manoel de Oliveira, Aki Kaurismaki, Victor Erice e Pedro Costa, encomendado por Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, bem como uma retrospectiva do realizador João Canijo (com a projecção de Sangue do meu Sangue, candidato português à nomeação ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, Noite Escura, Ganhar a vida, Sapatos Pretos e o documentário Trabalho de actriz, trabalho de actor).


Sem comentários: