quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Botero em Lisboa...


A paixão de Cristo segundo Botero no Palácio da Ajuda

 As obras a óleo e desenhos criados pelo artista colombiano Botero sobre a paixão de Cristo, a partir de quinta-feira em exposição na Galeria de Pintura D. Luís I do Palácio da Ajuda, em Lisboa, apresentam referências actuais que “remetem para a dor e violência contemporâneas”, segundo a directora do Museu de Antioquia, ao qual Botero doou as obras.

Ana Piedad Jaramillo, directora do museu colombiano, comentou aos jornalistas durante uma visita antes da inauguração da exposição Viacrucis - A Paixão de Cristo que em quase todas as telas, que descrevem os momentos da execução de Jesus Cristo, é possível encontrar elementos contemporâneos - roupas actuais, relógios de pulso ou até um polícia entre os soldados romanos. “Botero usa muito o humor nas suas telas, e através destes elementos ele está a chamar a atenção para a dor e a violência que existem nos dias de hoje”, explicou a directora do museu.

Com este conjunto de obras, o artista colombiano quis também prestar homenagem aos artistas do período do Renascimento, acrescentou. A exposição, que fica na Ajuda até 27 de Janeiro de 2013, está inserida no programa da visita de Estado a Portugal do Presidente da República da Colômbia, Juan Manuel Santos - que irá estar presente na inauguração, assim como o Presidente da República Aníbal Cavaco Silva e o artista colombiano, de 80 anos.

Sem comentários: