terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cruzeiro Seixas homenageado em Santiago do Chile


O artista e poeta Cruzeiro Seixas vai ser hoje homenageado na Feira Internacional do Livro de Santiago do Chile (FILSA), onde será lançada uma revista sobre o autor, que se destacou no movimento surrealista português.

No decorrer da feira será oficialmente lançada a revista "Derrame" - uma publicação do grupo surrealista chileno com o mesmo nome -, dedicada, na totalidade, ao surrealista português Artur do Cruzeiro Seixas, de 91 anos.

A FILSA, onde se encontra um pavilhão de Portugal, com livros de autores portugueses, informação cultural e panfletos turísticos, começou a 25 de outubro e vai encerrar no domingo.

Nascido na Amadora, em 1920, no final dos anos de 1940, Cruzeiro Seixas participou nas atividades dos surrealistas António Maria Lisboa, Mário Cesariny, Mário-Henrique Leiria, Pedro Oom, Fernando José Francisco, Risques Pereira, Fernando Alves dos Santos, Carlos Eurico da Costa, Carlos Calvet e António Paulo Tomaz.

Cruzeiro Seixas foi um dos fundadores do grupo "Os Surrealistas", com Mário Cesariny, falecido em 2006, e Fernando José Francisco, falecido no início de 2009.

Sem comentários: