domingo, 3 de janeiro de 2016

Sobem para 215 milhões os falantes de português a usar o Acordo Ortográfico

Os ritmos de aplicação do Acordo Ortográfico são muito variáveis entre os vários países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
A aplicação do Acordo Ortográfico, a partir de hoje, no Brasil eleva para 215 milhões os falantes de Português a usar a nova grafia, mas a norma está em diferentes estágios de implementação nos vários países que a ela aderiram.
O Brasil, que assinou o acordo em Lisboa a 16 de Dezembro de 1990 e o ratificou a 18 de Abril de 1995, terminou, no último dia de 2015, o período de transição, tornando a norma obrigatória a partir de hoje.
Dos 215 milhões, a grande fatia cabe ao Brasil, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estima ter 204.450.649 habitantes, seguindo-se os 10,3 milhões de portugueses, em números redondos facultados em Julho passado pelo Eurostat, e os 512.096 cabo-verdianos, segundo um levantamento efectuado em 2013 pelo Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde.
Os ritmos de aplicação do Acordo Ortográfico são, contudo, muito variáveis entre os vários países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), assinalou Marisa Guião de Mendonça, directora-executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) em entrevista à agência Lusa.


Sem comentários: