sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Centenário do nascimento de Vergílio Ferreira


No dia 28 de janeiro de 2016 comemora-se o Centenário do nascimento de Vergílio Ferreira. As comemorações oficiais decorrem em Gouveia, cuja Biblioteca Municipal detém o nome do escritor. Incluem o lançamento da reedição das obras do autor (pela editora Quetzal), a reposição de um busto na praça de São Pedro (no centro da cidade de Gouveia), a inauguração de uma exposição e a realização de um colóquio.
No dia 29, às11 horas, o Ministro da Cultura, João Soares, estará na cerimónia de reposição do busto de Vergílio Ferreira, na praça de São Pedro, seguindo-se, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, a inauguração da exposição “Vergílio Ferreira: Os Caminhos da Escrita ou O Fascínio da Arte”, que ficará patente ao público até 26 de março.
O auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, recebe no sábado, às15h00, o colóquio “Vergílio Ferreira: Evocação, Evocações”, com a presença de diversas personalidades, como Fernanda Irene Fonseca, Francisco José Viegas, Liberto Cruz, Eduardo Pereira, José Gameiro e Alípio de Melo. O colóquio pretende evocar um dos mais marcantes escritores de Língua Portuguesa, mas também passar para o público aspetos menos conhecidos ou pouco abordados sobre o intelectual, o amigo e o professor. Da obra do escritor destacam-se livros como Manhã Submersa (1954), Aparição (1959), Para Sempre (1983), Rápida, a Sombra (1974), entre outros.


Sem comentários: