quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Livraria Lello celebra “110 anos em boas mãos”, diz João Soares

O ministro da Cultura referiu a Lello como exemplo de que “a cultura pode ser motor para o desenvolvimento”. Até às 21h, a Lello está aberta ao público e em festa na Rua das Carmelitas.
Foi com o discurso do recém-nomeado Ministro da Cultura, João Soares, que a Livraria Lello abriu na manhã desta quarta-feira as suas portas ao público para comemoração do seu 110º aniversário. Os parabéns cantaram-se ao som do quarteto da Banda Sinfónica Portuguesa e os visitantes tiveram direito a postais, doces típicos, e poesia de Guerra Junqueiro e Florbela Espanca.
A 13 de Janeiro de 1906 que a livraria Lello, classificada em 2013 como património histórico da cidade, foi inaugurada na presença de políticos e intelectuais, entre eles Afonso Costa e Guerra Junqueiro, primeiro nome no Livro'Ouro da casa, que foi também hoje assinado por João Soares.
O ministro da Cultura assinalou no seu discurso que se revê nas “tradições republicanas” da livraria, inaugurada quatro anos antes da Implantação da República, palco de tertúlias para os intelectuais da época, e que agora “cumpre 110 anos em boas mãos”. João Soares agradeceu ainda à família Lello pelo seu papel na valorização da cultura nacional. “Este é um trabalho que serve o país, que serve a nossa cultura, e que tem que ser agradecido do fundo do coração por quem agora transitoriamente tem a responsabilidade do ministério da Cultura em Portugal”.


Sem comentários: