sexta-feira, 24 de julho de 2015

Usar as férias para descobrir Fernando Pessoa no jardim

A Casa sai de casa em julho e vai até ao Jardim da Estrela, com poemas, herbários e tintas feitas com açafrão, colorau, salsa e couve roxa. Em agosto, o cinema ensina os heterónimos
Tinta amarela, feita de açafrão. Tinta laranja, feita de colorau. Tinta verde, feita de salsa. Tinta roxa feita da couve desta cor. As especiarias e os vegetais saíram da cozinha (tal como os pedaços de carvão com que se encontra o preto) e, misturadas com água, podem ser usadas em desenhos. O caule rijo de uma folha agarra-se como se fosse uma pena de pavão e faz de pincel.Esta foi uma das brincadeiras que experimentaram os meninos, à volta das mesas do Jardim da Estrela, onde a oficina Trepadeiras de Papel, da Casa Fernando Pessoa (CFP) tem lugar por estes dias.
A Casa sai do número 16 da rua Coelho da Rocha, em Campo de Ourique, e assenta arraiais à sombra das árvores, por estes dias, para as crianças entre seis e 12 anos. Começa-se com uma história, parte-se em expedição pelos 4,6 hectares de verde do jardim à procura das plantas, e texturas, que ajudam a construir um herbário. 


Sem comentários: