terça-feira, 7 de julho de 2015

Hélia Correia dedica Prémio Camões à Grécia

       Decorreu hoje a entrega do maior galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Luís de Camões, no Palácio Foz em Lisboa. Hélia Correia dedicou-o à Grécia.

     Hélia Correia terminou o discurso de agradecimento do Prémio Luís de Camóes 2015 com um "viva a Grécia", ontem, numa cerimónia em que recebeu a distinção das mãos do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e do Ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira.
      Durante o discurso de agradecimento a autora de Bastardia ouAdoecer disse ser uma amante da língua portuguesa: "Amo mais a língua do que a pátria e imagino-me armada a lutar por ela". Falou do poder da economia numa fase em que a palavra "tende a ser esmagada pelos números". E terminou a dedicar o prémio com que foi distinguida à Grécia, país "de onde vem a poesia, sem ela não seríamos nada e sem ela não teríamos nada, viva a Grécia".
     Com a publicação de A Terceira Miséria, obra distinguida em 2014 com o prémio Correntes d'Escritas, Hélia Correia quis homenagear a Grécia, destacando "a voz de um país que está a sofrer uma opressão impensável", como afirmou, na altura, durante o festival literário da Póvoa de Varzim.


Sem comentários: