segunda-feira, 27 de julho de 2015

"O Pátio das Cantigas" estreia na próxima semana



Sete décadas depois da estreia, o filme "O Pátio das Cantigas" volta no fim do mês às salas de cinema em Portugal, uma comédia do realizador Leonel Vieira que é a primeira de três "homenagens" aos clássicos portugueses.

"Não posso repetir esse filme, então só posso fazer uma homenagem", disse esta quinta-feira o realizador à Lusa, precisamente a uma semana da estreia.
O filme baseia-se no sucesso do que foi realizado em 1942 por Francisco Ribeiro, com atores como Vasco Santana, António Silva ou Ribeirinho. Mas é apenas isso, garante o realizador do novo "Pátio": "não refilmei o guião, distanciei-me muito, peguei em alguns elementos que mantive, que são para mim uma homenagem ao filme que nos inspira".
E acrescenta Leonel Vieira: Fizemos um corpo totalmente novo, e acho que o nosso humor é renovado. São outros diálogos, as nossas cenas de humor estão noutras cenas e não tentei refazer as cenas emblemáticas.
Apesar da distância temporal e do distanciamento do original, diz o realizador que se percebe que um é inspirado no outro, que mais não seja pelo título, pelo nome das personagens, pelas "pequenas homenagens" dentro do filme.

Sem comentários: