segunda-feira, 6 de julho de 2015

Miguel Gomes mostra "As 1001 Noites" em "relação estreita" com Portugal

O realizador português Miguel Gomes apresentou hoje pela primeira vez em Portugal "As Mil e Uma Noites", o seu mais recente trabalho, um filme que disse ter uma "relação estreita" com o país.
Na sessão de abertura do 23.º festival internacional de cinema Curtas de Vila do Conde, o cineasta elogiou a "iniciativa insólita" do evento de curtas-metragens de começar a programação com um filme que tem, no total, seis horas.
O realizador frisou, perante uma plateia que incluía dezenas dos participantes na obra, que o ambiente do filme muda ao longo dos três volumes que o compõem e realçou: "Não consegui fazer melhor, tentei, esforcei-me".
O primeiro volume de "As Mil e Uma Noites" intitula-se "O Inquieto" e passa-se em diversas localidades portuguesas, começando por Viana do Castelo, dizendo o narrador a dada altura que seria "impossível fazer um filme em Portugal hoje e deixá-los de fora", numa referência aos trabalhadores dos estaleiros daquele concelho.
A dada altura, já com múltiplos membros do elenco e da produção em palco, Miguel Gomes pergunta: "Há alguém aí que tenha trabalhado no filme? (...) Toda a gente que entrou no filme venha para aqui".


Sem comentários: