quinta-feira, 16 de julho de 2015

“Ensaio sobre a Cegueira” re-editado na Rússia

A editora russa Azbooka Atticus publicou, no primeiro semestre deste ano, a re-edição do romanceEnsaio sobre a Cegueira, sendo este o segundo título disponível com esta chancela.

Слепота está integrado na colecção Азбука Premium que contém autores reconhecidos internacionalmente como, além de José Saramago, Alice Munro (Nobel 2013), Orhan Pamuk (Nobel 2006), Francis Scott Fitzgerald e Edith Wharton.
Sobre o livro: Um homem fica cego, inexplicavelmente, quando se encontra no seu carro no meio do trânsito. A cegueira alastra como «um rastilho de pólvora». Uma cegueira coletiva. Romance contundente. Saramago a ver mais longe. Personagens sem nome. Um mundo com as contradições da espécie humana. Não se situa em nenhum tempo específico. É um tempo que pode ser ontem, hoje ou amanhã. As ideias a virem ao de cima, sempre na escrita de Saramago. A alegoria. O poder da palavra a abrir os olhos, face ao risco de uma situação terminal generalizada. A arte da escrita ao serviço da preocupação cívica.


Sem comentários: