domingo, 26 de julho de 2015

A globalização dos filmes portugueses, por JOÃO LOPES



     
   Alguns filmes portugueses continuam em destaque nos circuitos internacionais. Assim, por exemplo, antecedendo a estreia de Cavalo Dinheiro nos EUA (dia 24), está a decorrer em Nova Iorque, na Film Society Lincoln Center, uma retrospetiva integral dos filmes de Pedro Costa; o texto oficial de apresentação do evento conclui dizendo que "temos orgulho em apresentar uma mostra global do universo cinematográfico deste mestre contemporâneo". Entretanto, a trilogia de Miguel Gomes, As Mil e Uma Noites, depois de ter passado na Quinzena dos Realizadores, em Cannes, é um acontecimento na atualidade cultural francesa (o primeiro volume chegará às salas portuguesas a 27 de agosto).

       Vale a pena atentarmos nestes ecos que chegam do estrangeiro. Quanto mais não seja porque continua a não ser possível referi-los sem atrair a demagogia dos discursos que gostam de proclamar que há um "certo" cinema português que só é feito para funcionar em alguns circuitos internacionais...
      Não é fácil lidar com tal disparate, quanto mais não seja porque desfruta de um imenso poder mediático. Recorde-se a avalancha de elogios que enquadraram a notícia da morte de Manoel de Oliveira: desde os mais hipócritas membros da cena política até aos mais exaltados repórteres televisivos, muitos se chegaram à frente para dar conta de uma religiosa reverência pela sua obra..

Sem comentários: