segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Segundo maior exibidor de cinema em Portugal pede insolvência


A Socorama, que fechou 66 salas e despediu 98 pessoas, pediu a própria falência na terça-feira por causa de dívidas de 12 milhões.

A Socorama - Cinemas, segundo maior exibidor de cinema em Portugal, pediu a insolvência na terça-feira, depois de ter encerrado 66 das suas 106 salas e de ter avançado com o despedimento de 98 pessoas. O processo foi motivado por dívidas de 12 milhões de euros, mas o administrador da empresa, João Paulo Abreu, disse ao PÚBLICO que prepara um plano de recuperação para manter 36 salas abertas e ainda com a marca Castello Lopes Cinemas, que adquiriu à histórica família de produtores e exibidores cinematográficos no final dos anos 1990.

O pedido de falência judicial deu entrada no Tribunal do Comércio de Lisboa na terça-feira, 12 de Fevereiro, cerca de 15 dias depois de terem encerrado 49 salas exploradas pela empresa em shoppings da Sonae Sierra (do grupo Sonae, proprietário do PÚBLICO) em oito cidades. O fecho destes 49 ecrãs juntou-se ao encerramento, no início de Janeiro, das salas da Socorama no centro comercial Continente de Portimão e no Madeira Shopping (ambos também da Sonae Sierra) e dos quatro cinemas da exibidora no centro comercial Fórum Castelo Branco (gerido pela Cushman & Wakefield) já no final do mês.

Sem comentários: