sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

'A Última Vez que Vi Macau' estreia a 14 de março

Novos filmes de João Viana (uma curta e uma longa), Salomé Lamas, Pedro Pinho e Filipa César e um clássico de 1934 de António Lopes Ribeiro no programa do festival que começa hoje.

A passadeira vermelha em frente ao Berlinale Palast, a concentração de estátuas de ursos vermelhos (o símbolo do festival), o corropio de conferências num hotel nas imediações, a grande bilheteira que leva muitos cinéfilos a dormir de saco cama nas galerias Arkaden e a presença nas redondezas dos muliplexes Cinestar, Cinemax e das duas pequenas salas Arsenal, não deixa dúvidas que, ano após ano, é na zona de Potsdamer Platz que mora o coração do festival. Mas como acontece também a cada ano, a Berlinale é acontecimento "descentralizado" que passa por muitos outras salas de cinema em Berlim. E assim, a partir de hoje, entre esse núcleo que habita uma zona que em tempos era terra de ninguém junto ao muro e outras salas como o multiplex Cubix (junto a Alexanderplatz), o International Kino (a mais mítica das salas da antiga Berlim Oriental, em plena Karl Marx Allee), o imponente Friedrischstadt Palast e uma multidão de outros equipamentos, mais de 400 filmes dão vida à 63ª edição do festival.

Há dois anos Berlim deixou uma cadeira vazia para o iraniano Jafar Panahi . Foi durante a conferência de apresentação do júri da competição oficial da 61ª edição da Berlinale, na qual o realizador deveria tomar o seu lugar entre os demais jurados. Acusado de exercer atividades de propaganda contra o regime, foi preso pelas autoridades do seu país em 2010 e condenado a uma pena de seis anos de prisão e a 20 anos de interdição de fazer cinema. Estava então sob prisão domiciliária, tendo conseguido pouco depois fazer chegar a Cannes o documentário Isto Não É Um Filme. Mas este ano Jafar Panahi estará "presente" Berlim. Não ainda em pessoa, mas na forma de um novo filme. Co-assinado por Kambuzia Partovi (que já trabalhara com Panahi como argumentista), Pardé (que tem o título internacional Closed Curtain) é um dos títulos que integram a lista dos filmes da seleção oficial da edição deste ano.

Sem comentários: