quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Henrique Leitão entra para clube restrito de historiadores de ciência


Eleição para Academia Internacional de História das Ciências põe fim a mais de meio século sem que um historiador português tenha tido esta distinção.

Há mais de 50 anos que nenhum portug
uês era eleito membro efectivo da Academia Internacional de História das Ciências, com sede em Paris. Essa ausência foi colmatada agora, com a entrada, para esse clube restrito de historiadores de ciência, de Henrique Leitão, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), noticiou o site desta instituição.


Aos 48 anos, Henrique Leitão, que começou por se doutorar em Física em 1998 na FCUL e depois se mudou para a História da Ciência, tem no currículo a autoria e edição de mais de 15 livros. A coordenação científica da publicação das obras de Pedro Nunes – iniciada em 2002, quando se comemoraram os 500 anos do nascimento do matemático – é uma das suas principais ocupações. Desde 2002 que a História da Ciência o ocupa a tempo inteiro.

Já estão publicados, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Academia das Ciências de Lisboa, os seis volumes com todas as obras impressas daquele que é considerado o matemático mais importante da história portuguesa. Agora, diz Henrique Leitão, de Pedro Nunes só faltam os manuscritos e documentos biográficos. “Finalmente, as obras de Pedro Nunes estão todas editadas.”

Sem comentários: