quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Eduardo Souto Moura recebe Prémio IHRU

O arquiteto Eduardo Souto Moura vai hoje ser distinguido pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana com o Prémio IHRU 2012, pela requalificação do antigo Mercado do Carandá, em Braga, e a sua reconversão em equipamento cultural.

O prémio será entregue em Lisboa, numa cerimónia presidida pela ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas.

A intervenção urbanística ficou visualmente marcada pela demolição da pala da cobertura e pela manutenção, em ruína, dos pilares, para perpetuar a memória do antigo mercado.

Desenhado nos anos 80 do século XX por Souto Moura, o Mercado do Carandá foi construído no coração de Braga, para funcionar como um mercado tradicional, mas acabou por se revelar incapaz de atrair em número suficiente lojas do setor comercial básico da cidade.


auto; mso-margin-top-alt: auto;"> Como já disse o arquiteto, o mercado "abafou" no meio de vários outros equipamentos públicos que foram sendo construídos e do grande crescimento imobiliário registado nas imediações.
A câmara decidiu, por isso, acabar com aquele mercado e reconverter o edifício em "mercado cultural", uma intervenção igualmente assinada por Souto Moura. In Diário de Notícias.

Sem comentários: