quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Joana Vasconcelos transforma cacilheiro em pavilhão de Portugal em Veneza


A artista plástica Joana Vasconcelos apresentou no estaleiro da Navaltagus, no Seixal, o cacilheiro que será, a partir de final de Maio, o “pavilhão flutuante” de Portugal na 55ª Bienal de artes plásticas de Veneza.

O Trafaria Praia, já desactivado e que está a sofrer obras de adaptação, será revestido a azulejos que mostram Lisboa vista a partir do rio – uma ideia inspirada pelo Grande Panorama de Lisboa que se encontra no Museu do Azulejo e apresenta a cidade, a partir dessa mesma perspectiva, antes do terramoto de 1755.

No interior terá uma instalação têxtil com a qual Joana Vasconcelos pretende criar um “ambiente uterino”. E na parte de cima haverá um palco onde a artista e o comissário do projecto, Miguel Amado, pretendem apresentar uma programação de música, debates e conferências com artistas convidados.

Na presença dos secretários de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, dos Transportes, Sérgio Monteiro, e do director-geral das Artes, Samuel Rego, a artista escolhida para representar Portugal, explicou que o financiamento para a transformação da embarcação e para a viagem até Veneza está garantido – do Estado virão 175 mil euros; e há já alguns apoios de privados.
Público.

Sem comentários: