quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Tabu ultrapassa os cem mil espectadores em França


Filme de Miguel Gomes entrou já em quinta semana de exibição comercial neste país, e foi o 20.º filme mais visto na última semana de Dezembro.

É um feito raro para um filme português lá fora: no dia 1 de Janeiro, e no final de quatro semanas de exibição, Tabu, última longa-metragem de Miguel Gomes, ultrapassou a fasquia dos cem mil espectadores – “foi visto por 100.513 espectadores em toda a França”, revelou ao PÚBLICO o produtor Luís Urbano (O Som e a Fúria).

Este feito vem acrescentar-se às sucessivas citações que Tabu – que foi considerado “o filme do ano” pelo Ípsilon – acumulou nos balanços críticos realizados por diferentes publicações de diversos países: foi 2º na lista da revista inglesa Sight & Sound, 8º na dos Cahiers du Cinéma, em França, e 10º na da norte-americana Village Voice.

Luís Urbano acrescenta que o filme de Gomes atingiu a 20ª posição no top 20 francês da última semana de Dezembro, salientando ainda, como “dado estatístico relevante”, ele ter conquistado a 9ª melhor média espectador/cópia nesse período.

Recorde-se que Tabu foi estreado em França no dia 5 de Dezembro, em 46 salas. Entrou agora em 5ª semana de exibição comercial tendo ampliado a sua circulação: está presentemente em oito salas parisienses e em mais 64 no resto do país.

Aquando da estreia francesa, o filme de Miguel Gomes foi visto pelo crítico do jornal Le Monde como a expressão de “uma ambição colossal sobre a construção e o declínio do imaginário ocidental”.


Sem comentários: