sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

João Fernandes ao jornal ABC: “Em Portugal tem havido sempre um grande alheamento do poder político face à cultura”


O actual director adjunto do Rainha Sofia e ex-director artístico do Museu de Serralves diz que “os museus estão hoje muito domesticados pelo turismo de massas”

“Fascina-me a maneira como os espanhóis vivem o espaço público. Em Portugal somos mais tímidos em relação a isso; em Espanha, o espaço público é a casa de todos”. O actual director adjunto do Museu Rainha Sofia, em Madrid, e ex-director do Museu de Serralves, João Fernandes, faz esta distinção em entrevista ao diário espanhol ABC, publicada online no primeiro dia do ano.

Especificando as consequências que estas diferentes visões têm na área da cultura, e realçando a “grande ambição” que presidiu à criação da colecção do Rainha Sofia, Fernandes nota: “Houve um desígnio para a cultura por parte das estruturas de poder da sociedade espanhola; [ao contrário] em Portugal tem havido sempre um grande alheamento do poder político face à cultura”.

Respondendo a uma questão da jornalista Belén Rodrigo sobre as circunstâncias em que chegou à direcção do museu de arte contemporânea de Madrid, João Fernandes lembrou o convite que lhe foi feito pelo director do Rainha Sofia, Manuel Borja-Villel. E referiu a “cumplicidade” que partilha com ele em “muitas coisas relativas ao mundo da arte, nos dias de hoje”. “Trabalhamos para que um museu não seja um mausoléu, mas antes uma entidade que desenvolve redes muito dinâmicas com outros museus”.


Sem comentários: