segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Cinema português protagonista na Suíça

O cinema português vai estar em destaque num ciclo organizado pela Cinemateca da Suíça que, a partir do próximo dia 21, vai dedicar-se à obra cinematográfica nacional e às suas ligações com aquele país. >

Através do seu site oficial, a Cinemateca da Suíça explicou que este ciclo vai ser uma retrospetiva sobre "um cinema de autor e de resistência", com ligações privilegiadas com a Suíça.

Por seu lado, Chicca Bergonzi, diretora da Cinemateca, frisou a relação do cinema português e de alguns dos seus protagonistas com o cinema suíço, nomeadamente através de eventos como o célebre Festival de Cinema de Locarno, que tem sido palco da estreia de várias películas portuguesas. Disse ainda que o cinema português “é um cinema que resiste, apesar das adversidades, e que continua a surpreender".

"A Última Vez Que Vi Macau", de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, vai fazer as honras da abertura do ciclo, mas até 28 de Fevereiro, a retrospetiva vai exibir, por exemplo, "Um adeus português", de João Botelho, "Berlarmino", de Fernando Lopes, "Ossos", de Pedro Costa, "Rafa", de João Salaviza, "Aquele querido mês de Agosto", de Miguel Gomes, "Raiz do Coração", de Paulo Rocha - recentemente falecido - e também "Transe", de Teresa Villaverde. In Correio da Manhã.

Sem comentários: