sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Filmes portugueses sete vezes mais vistos

O único recorde que o cinema português não conseguiu melhorar em 2012 foi o do filme com maior número de espectadores. ‘O Crime do Padre Amaro’ mantém-se desde 2005 o mais visto desde que há estatísticas oficiais, mas o sucesso de ‘Balas & Bolinhas – O Último Capítulo’ e de ‘Morangos com Açúcar – O Filme’ contribuiu para a venda de 747 948 bilhetes até à última semana do ano, atingindo-se uma receita bruta de 3,7 milhões de euros.

Os filmes portugueses atraíram sete vezes mais público do que em 2011, quando apenas 104 442 espectadores foram às salas de cinema vê-los, deixando 415 953 euros na bilheteira.

Apesar de os dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual englobarem as co-produções ‘Cosmopolis' e ‘Capitães de Areia' entre os filmes portugueses, os bons resultados devem-se sobretudo às duas longas-metragens mais vistas, dirigidas a públicos mais jovens, bem como a uma concentração de filmes históricos, incluindo ‘Aristides de Sousa Mendes - O Cônsul de Bordéus', ‘Linhas de Wellington' e ‘Florbela'.


Sem comentários: