domingo, 6 de janeiro de 2013

Romance de Saramago elogiado no New York Times


Steven Heighton, crítico do jornal The New York Times, vê em Levantado do Chão (1980), de José Saramago, “a primeira grande obra de um grande escritor”.

O suplemento literário do jornal The New York Times assinalou com uma elogiosa recensão crítica o aparecimento da primeira edição inglesa de Levantado do Chão, o romance que José Saramago publicou em 1980 e que, através de sucessivas gerações da família Mau-Tempo, retrata a luta antifascista nos campos do Alentejo.

O romancista, poeta e crítico literário canadiano Steven Heighton lembra que o próprio Saramago via este livro como aquele em que conquistara definitivamente a sua voz própria, o seu estilo, e considera Levantado do Chão “a primeira grande obra de um grande escritor”.

Heighton observa que “pode parecer surpreendente” o facto de esta edição inglesa só surgir “14 anos após José Saramago ter ganho o Prémio Nobel da Literatura, e dois anos após a sua morte”, mas o crítico tem uma explicação para esse atraso. Ao contrário de outros livros do autor, nos quais “a política está imbricada em alegorias ou fantasias”, Levantado do Chão seria, abertamente, uma “ficção política radical”, algo “difícil de vender” no mercado americano.

 


Sem comentários: