sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

O luso-descendente que escreveu a história que embaraçou o Vaticano e chegou aos óscares


O luso-descendente Michael Rezendes foi o repórter da equipa de investigação do “Boston Globe” que, em 2002, escreveu o primeiro de uma série de artigos sobre um escândalo de abusos sexuais de menores encobertos pela Igreja Católica. Ao Expresso, fala sobre “O Caso Spotlight”, que chegou esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas, sobre o futuro do jornalismo de investigação e sobre a sua relação com Portugal

 Em 2001, no primeiro dia como diretor do "Boston Globe", Marty Baron [hoje diretor do "Washington Post" e por muitos considerado o melhor diretor de jornais dos EUA] pediu à equipa de investigação do jornal, conhecida como Spotlight, que se debruçasse sobre denúncias de abusos sexuais de menores cometidos por um padre que estavam num pequeno artigo de opinião publicado no diário. O que os quatro jornalistas acabariam por descobrir nos meses que se seguiram foi uma gigantesca conspiração para encobrir os crimes de quase uma centena de clérigos só em Boston.
O escândalo, que levou à resignação do cardeal Bernard Shaw e envergonhou o Vaticano, daria origem a mais de 600 artigos publicados entre 2002 e 2003 e representou o maior furo nos mais de 140 anos de história do Globe, valendo um Pulitzer à equipa Spotlight. Chega agora aos cinemas, num filme com seis nomeações para os óscares e que nos mostra o jornalismo como ele deve ser e nos recorda a sua importância numa sociedade democrática. O luso-descendente Mike Rezendes, o único dos quatro jornalistas que denunciaram o escândalo que ainda se mantém na equipa Spotlight, falou com o Expresso sobre o filme.


Sem comentários: