segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

“Ensaio sobre a Lucidez” editado pela primeira vez na Sérvia


Com a chancela da Laguna, Ensaio sobre a Lucidez é o 12º título de José Saramago publicado na Sérvia, com a tradução de Tatjana Manojlović, estando disponível aos leitores sérvios desde dezembro passado.
O design gráfico desta edição, em continuidade com os restantes livros de José Saramago nesta editora,  é da autoria de Saša Dimitrijević.
O livro: um país indeterminado decorre, com toda a normalidade, um processo eleitoral. No final do dia, contados os votos, verifica-se que na capital cerca de 70% dos eleitores votaram em branco. Repetidas as eleições no domingo seguinte, o número de votos brancos ultrapassa os 80%. Receoso e desconfiado, o governo, em vez de se interrogar sobre os motivos que terão os eleitores para votar em branco, decide desencadear uma vasta operação policial para descobrir qual o foco infeccioso que está a minar a sua base política e eliminá-lo. E é assim que se desencadeia um processo de rutura violenta entre o poder político e o povo, cujos interesses aquele deve supostamente servir e não afrontar.


Sem comentários: