quarta-feira, 16 de setembro de 2015

250 anos do nascimento de Bocage, poeta da liberdade e do povo


15 de Setembro. No dia em que se assinalou o 250.º aniversário do nascimento de Manuel Maria Barbosa du Bocage, a cidade de Setúbal prestou ontem tributo a um dos seus maiores símbolos, «poeta de Setúbal, poeta da liberdade, poeta do povo», segundo vincou a presidente da Câmara, Maria das Dores Meira, na sessão do solene do Dia de Bocage e da Cidade.

Depois do hastear da bandeira e da colocação de flores junto à estátua do poeta, também conhecido por Elmano Sadino, na sessão solene foi elencado, ainda que de forma superficial, um vasto programa de celebrações para o próximo ano.

Este programa, visa, segundo as palavras de Maria das Dores Meira, tornar mais presente o poeta nas «ruas da cidade onde nasceu, da cidade que verteu nas linhas límpidas da escrita que nos legou». Por outro, «fazer com que os setubalenses se apropriem do poeta, que o sintam como seu, que o conheçam melhor, o declamem, falem dele, se alegrem e entristeçam com o que escreveu e sejam capazes de ler a atualidade das palavras que compôs há dois séculos». E «privilegiar a comunidade educativa na sua aproximação a Bocage e à sua obra».
Por fim, «internacionalizar Bocage». 


Sem comentários: