domingo, 2 de agosto de 2015

Na Ponte 25 de Abril, um elevador para o turismo ou para Lisboa?

A Infraestruturas de Portugal gostaria de inaugurar o projecto no próximo ano, para coincidir com o 50º aniversário da ponte. Arquitectos e um engenheiro comentam.
Um elevador para subir à Ponte 25 de Abril e ver a vista? O projecto, que foi avançado esta semana pelo PÚBLICO, e que inclui a construção de um centro interpretativo sobre a história da ponte e o reconhecimento do seu valor patrimonial poderá pôr-nos a olhar para ela como mais do que uma obra de engenharia com uma função de ligação rodoviária e ferroviária entre as duas margens.
Para o engenheiro de estruturas Rui Furtado, responsável pela construção de obras como o Estádio de Braga de Eduardo Souto Moura e a Casa da Música de Rem Koolhaas, é uma oportunidade para olhar para a ponte “com o respeito que ela merece”. “É uma ideia óptima. As pontes sempre foram grandes demonstrações da capacidade de realização do homem. E hoje isso está um pouco vulgarizado”, diz. “As pontes são muito mais do que engenharia. São esculturas. Têm um valor paisagístico. Não conseguimos imaginar Lisboa sem a ponte sobre o Tejo. Isso já é mais do que a função de atravessar de um lado para o outro.”

Sem comentários: