sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Cada português gastou menos de 150 euros em cultura em 2012



Portugal é o quinto país da União Europeia a criar a Conta Satélite da Cultura, ontem apresentada, que analisa um perído marcado pela crise, o triénio 2010-2012
Os portugueses gastaram cerca de 150 euros em cultura em 2012, um corte de quase 40 euros em relação a 2010. Este é apenas um dos dados que desde ontem é possível contabilizar através da Conta Satélite da Cultura, apresentado pela primeira vez. Depois de Finlândia, Polónia, Espanha e República Checa, Portugal foi o quinto país a criar este instrumento estatístico o que, para já, invalida grandes comparações.

Mas já é possível fazer pelo menos uma, referida no boletim estatístico do Instituto Nacional de Estatística (INE): Portugal é o país em que o valor acrescentado bruto (VAB) da cultura menos pesa no VAB nacional, um dado que oscila entre os 3,2% na Finlândia e os 1,7% em Portugal. De qualquer modo, saliente-se que, em média, no período em análise, as atividades culturais contribuíram em média com 2,7 mil milhões de euros gerados por cerca de 66 mil entidades - valor que ultrapassou a indústria alimentar e o sector agrícola (ambos com cerca de 2,3 mil milhões). À Lusa, o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier classificou este montante como "extremamente relevante para reconhecer que a cultura, mais do que um ato de despesa, é um ato de geração de riqueza".

Sem comentários: