sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Tabu de Miguel Gomes em 46 salas francesas

É mais um passo na internacionalização do cineasta português que não pára de aparecer na imprensa estrangeira. Em janeiro fará parte do popular festival Télérama.

Depois dos prémios da crítica e de inovação no Festival de Berlim, e de estar na lista dos melhores filmes do ano das revistas francesa Cahiers du Cinema e britânica Sight & Sound, o filme Tabu de Miguel Gomes chega esta quarta-feira a 46 salas de cinema francesas, seis delas em Paris e as outras 40 cobrindo quase a totalidade de França.

As salas de Paris em que Tabu vai passar mostram habitualmente filmes independentes e têm um público habituado ao cinema de autor, diz Lucie Commiot, da distribuidora francesa Shellac. Mas em Janeiro, Tabu fará parte de um dos 15 filmes do Festival de Cinema Télérama, que se espalha por mais de 200 salas em França e cujo cartaz é escolhido pelos jornalistas da revista de cinema mainstream Télérama.

Ou seja, se as 46 salas são “um bom número, melhor do que a média”, já o facto de estar incluído no Télérama sete semanas depois da estreia é “muito bom”, pois vai chegar a outro tipo de público. O festival serve de garantia a uma carreira mais longa em sala, se a estreia correr bem, acrescenta a programadora.

Sem comentários: