quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Rui Martins reúne em livro biografias fadistas

O investigador Rui Martins biografou 75 fadistas do século XXI, entre "monstros sagrados", a "nova geração" e a "intemporal Amália", num livro com fotografias inéditas de João Vasco, que é apresentado na terça-feira.
"De A de Aldina Duarte a V de Vicente da Câmara, o livro junta alguns monstros sagrados que prosseguiram as suas carreias no século XXI, como Maria da Fé, Argentina Santos, Anita Guerreiro, Beatriz da Conceição ou Carlos do Carmo, aos da 'nova geração'", disse à Lusa Rui Martins.
O livro intitula-se "Fadistas no séc. XXI - O fado revisitado em biografias várias", conta com um prefácio de Sara Pereira, diretora do Museu do Fado, espaço onde a obra é apresentada terça-feira, às 19:00, numa sessão que termina com fados e guitarradas, com a participação do autor, de Liana e Vanessa Silva, acompanhados por Manuel Gomes, na guitarra portuguesa, e Fernando Gomes, na viola.
Na "nova geração", segundo Rui Martins, sobressai Mariza, "porque faz a transição do século XX para o XXI, pelo carisma e o perpetuar da internacionalização do fado, pela pujança".
Público.

Sem comentários: