sábado, 22 de dezembro de 2012

Manoel de Oliveira está internado com infecção bacteriana

O realizador Manoel de Oliveira, que completou 104 anos a 11 de Dezembro, foi hospitalizado na quinta-feira.

Ao PÚBLICO, a filha, Adelaide Trêpa, garantiu que “não é nada de muito grave”, porque a infecção que levou ao internamento já estará “dominada”. Não são conhecidos por enquanto mais pormenores, mas não é previsível que o realizador tenha alta antes do Natal. À Lusa, Adelaide Trêpa avançou mais tarde que a razão da hospitalização terá sido uma infecção bacteriana.

Este ano, o cineasta já havia estado internado uma semana em Julho no Hospital Eduardo Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, devido a uma insuficiência pulmonar. O realizador sofre também de uma doença cardíaca crónica, tendo um pacemaker e dois stents.

 Oliveira é autor de mais de 30 longas-metragens, entre as quais Aniki Bobó (1942), Francisca (1981), Os Canibais (1988) ou o Princípio da Incerteza (2002). Apesar dos problemas de saúde, os projectos para novos filmes não cessam, existindo neste momento dois: O Velho do Restelo, inspirado em textos de Camões, Teixeira de Pascoaes e Cervantes, e a Igreja do Diabo, a partir dos contos de Machado de Assis. Ambos os projectos estão em fase de captação de investimento e têm argumento do próprio Oliveira.
 

Sem comentários: