domingo, 9 de dezembro de 2012

IPC : 27 anos de actividades


            No passado dia 5 de Dezembro o Instituto Português de Cultura celebrou, nos espaços do Centro Português de Caracas, os seus 27 anos de actividades em prol da divulgação da cultura portuguesa em terras venezuelanas.
Ao evento acudiram mais de duzentas pessoas interessadas, que tiveram a oportunidade de assistira um excelente recital com criações musicais sobre versos de Fernando Pessoa, e também de outros autores, o qual foi interpretado pela cantante luso-venezuelana Andrea Imaginario, acompanhada por um conjunto de virtuosos: Miguel Chacón, compositor y clarinetista, Eduardo Galián, bandoneonista, Roberto Girón, guitarrista e Carlos “Nené” Quintero, percussionista.
Andrea Imaginario maravilhou a assistência com a melodiosa voz de soprano, formada na Escola de Música Lino Gallardo, sob a direcção da professora Mariela Valladares. Também estudou canto em Portugal, no Estoril, com os maestros Sara Walker, Graham Johnson, Robert White y Loh Siew Tuan.
A celebração – e que celebração! – contou com a presença do embaixador de Portugal, a chanceler do consulado-geral, presidentes do Centro Português (actual e entrante), autoridades eclesiásticas, associações luso-venezuelanas e um publico que vibrou em crescendo à medida que avançava o recital, que combinou vários géneros de musica portuguesa, fado incluído, com um “toque” latino-americano, numa conjugação harmoniosa de ambas as raízes.
A abrir o acto interveio o presidente do IPC, com umas palavras sobre a importância de preservar, defender e divulgar a cultura portuguesa.
Nas imagens podemos apreciar Andrea Imaginario e a sua banda num momento da sua intervenção, no final do recital e a clássica fotografia de fim de festa.

Sem comentários: