quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Prémio Camões é hoje entregue a Dalton Trevisan

O escritor conhecido como "O Vampiro de Curitiba", título de um livro seu editado em 1965, não estará presente na cerimónia que se realiza às 18:30 locais (20:30 de Lisboa), sendo representado pela editora Sônia Jardim, da Record, que chancela, habitualmente, os seus livros.

A escolha de Dalton Jérson Trevisan para o Prémio Camões 2012 foi unânime e segundo o júri "significa uma opção radical pela literatura enquanto arte da palavra".

No anúncio do vencedor, feito em maio passado em Lisboa, o presidente do júri, Silviano Santiago, referiu as "incessantes experimentações [de Dalton Trevisan] com a Língua Portuguesa, muitas vezes em oposição a ela mesma" e sublinha "a sua dedicação ao fazer literário, sem concessões às distrações da vida social e pessoal".

Entre 1946 e 1948, o escritor editou a revista "Joaquim", que reunia ensaios e contos de autores como António Cândido, Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade, além de traduções de escritores como Franz Kafka, Marcel Proust ou Jean-Paul Sartre.

Sem comentários: