sexta-feira, 11 de maio de 2012

Quatro milhões de euros para bibliotecas de Lisboa

A Câmara de Lisboa vai recuperar as bibliotecas do Palácio Galveias, deslocar a de Alvalade e a Hemeroteca e construir uma nova em Marvila até finais de 2013, num investimento de quatro milhões de euros.
Estas obras estão inseridas no programa estratégico Bibliotecas XXI, aprovado esta quarta-feira em reunião de câmara com as abstenções do PSD e do CDS e os votos favoráveis dos eleitos do PS, independentes e PCP.
A proposta prevê, até 2024, dotar a cidade de oito 'bibliotecas-âncora' e 18 de bairro, disse referiu a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.
O objectivo do programa é "um novo reordenamento das bibliotecas de Lisboa por todo o território", afirmou a autarca socialista, recordando que estes equipamentos na cidade "não acompanharam movimento de modernização que se verificou no País", motivado pelas regras do Plano Nacional de Leitura Pública e da Federação Internacional de Associações de Bibliotecas (ILFA, na sigla em inglês), da UNESCO, principalmente no que diz respeito à dimensão do espaço.

Sem comentários: